1º Lugar – Área Ponte Baixa
Prêmio conquistado em parceria com a empresa espanhola IDOM Consultoria para o RENOVA SP - Concurso Nacional de Arquitetura e Urbanismo para a Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (SEHAB).
O projeto contou com a participação de 109 concorrentes de escritórios de arquitetura renomados, dos quais foram divulgados os 17 vencedores que atenderão 213 assentamentos precários, totalizando 84 mil famílias.
O Perímetro de Ação Integrada Ponte Baixa se encontra na subprefeitura M'Boi Mirim, distrito do Jardim São Luiz, sub-bacia do Córrego Ponte baixa e apresenta 2.393.739 m², 7 assentamentos e 3.775 domicílios.
O Perímetro Ponte Baixa 4 foi selecionado por sua importância estratégica para a cidade, tal como revelam o Plano diretor e o Plano Regional, que indicam que a área faz parte da “Operação Urbana Consorciada Pólo de Desenvolvimento Sul” e considerada como “Projeto Estratégico Centro Olímpico”. A proposta para o perímetro Ponte Baixa 4 apresenta uma metodologia de intervenção. Cada etapa metodológica corresponde a uma escala de aproximação ao problema da transformação do perímetro em um novo bairro de São Paulo, a integração dos assentamentos precários à cidade formal e a construção de habitação de interesse social. Pra definir a criação de um novo bairro, utilizamos o conceito de EQUILÍBRIO; equilíbrio entre as diferentes escalas de projeto (metropolitano, urbano e local), equilíbrio entre a densidade dos assentamentos precários e os grandes espaços vazios onde se localizarão as novas unidades habitacionais, equilíbrio entre usos urbanos, estimulando a integração de pessoas de diferentes culturas e níveis econômicos: habitações, educação, comércio, serviços, industrias, transportes, áreas verdes e equipamentos públicos de esporte e lazer. Buscamos a coerência global deste espaço urbano e a diversidade no detalhamento da forma edificada. A proposta visa a fortalecer os potenciais urbanísticos da área e solucionar os déficits encontrados. Com esta base, foram formuladas as diretrizes gerais de intervenção.
Resultados do concurso: http://renovasp.habisp.inf.br/concurso/publico/resultado/visualizar
Co-autores: Daniela Ramalho, Juliana Ting e Pedro Paes Lira
Equipe Multidisciplinar: Hernan Padilla, Madaglena Ostornol, Jaime Benarroyo, Andréia Faley, Tono Fernández Uson, Alvar Cortada, Thomas Cernocky, Beata Szkotak, Ismael Veja, Sergio Mirallas, Fernanda Ferreira da Silva, Ricardo de Lorenzi Kambara e Rodrigo Ramalho
...................................................................................................................................................................................
Concurso Renova SP
2º Lugar – Área Morro do S4
Prêmio conquistado em parceria com a empresa espanhola IDOM Consultoria para o RENOVA SP - Concurso Nacional de Arquitetura e Urbanismo para a Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (SEHAB).
O Perímetro de Ação Integrada Morro do S4 se encontra na subprefeitura Campo Limpo e M'Boi Mirim, distrito do Jardim São Luiz, Capão Redondo e Jardim Ângela, sub-bacia do Córrego Morro do “S” e apresenta 3.878.495 m², 29 assentamentos e 9.928 domicílios.
Para responder ao desafio de propor uma urbanização integrada em área densamente ocupada, buscou-se abrir o bairro ao exterior, conectando-o às estações de transportes públicos com o objetivo de promover acessibilidade e melhorar a mobilidade interna. Para a criação desse bairro, usamos o conceito de INTEGRAÇÃO, associado à melhoria da qualidade de vida dos moradores, por meio da integração entre sistema viário e de transportes, novas moradias, novos comércios, novos equipamentos públicos de esporte e lazer e suas relações entre as escalas locais, urbanas e metropolitanas. O Plano Regional prevê “áreas de intervenção urbana” entre a av. Caldeira Filho e a Estrada de Itapecirica/ av. Ellis Maas; onde se localizam distintos modos de transporte público que conformam uma “zona de centralidade linear” e “zonas de centralidade polar” no entorno das estações de metro. A proposta prevê estudo minucioso das áreas de risco e das demandas de reassentamentos, contempla o remanejamento e a relocação dos moradores dentro do próprio perímetro, alem de ocupar outras áreas de provisão e criar um Parque Linear, unindo o bairro em busca de identidade e apropriação do espaço público. Assim, viabiliza a conexão aos corredores verdes e de transporte, previstos no Plano Regional, auxiliando o controle da expansão urbana e da ocupação indesejada.
Resultados do concurso: http://renovasp.habisp.inf.br/concurso/publico/resultado/visualizar
Co-autores: Daniela Ramalho, Juliana Ting e Pedro Paes Lira
Equipe Multidisciplinar: Hernan Padilla, Madaglena Ostornol, Jaime Benarroyo e Andréia Faley, Tono Fernández Uson, Alvar Cortada, Thomas Cernocky, Beata Szkotak, Ismael Veja, Sergio Mirallas, Fernanda Ferreira da Silva, Ricardo de Lorenzi Kambara e Rodrigo Ramalho
...................................................................................................................................................................................
Concurso IAB/SP 2006
Menção Honrosa: Vídeo “Rio Tamanduateí – Nascente à Foz: percepções da paisagem e processos participativos”
Prêmio conquistado pelo vídeo realizado durante a dissertação de mestrado defendida na FAU-USP em 2005. Busca a contribuição do arquiteto paisagista na preservação das Paisagens Fluviais Urbanas por meio de processos participativos.
A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, a qual norteou um embasamento teórico e empírico que resultou na aplicação de oficinas em representantes das comunidades envolvidas, além de representantes dos setores públicos, privados, não-governamentais e instituições de ensino com envolvimento de aproximadamente 80 pessoas.
A metodologia da pesquisa-ação se desdobrou em três oficinas desenvolvidas com as comunidades (“Oficina do Ver”, “Oficina do Sentir” e “Oficina do Agir”). Os produtos resultantes das oficinas foram dois projetos de paisagismo em áreas públicas e um vídeo documentário com o registro de todo o processo participativo de percepção e ação na preservação das paisagens fluviais da nascente à foz do Rio Tamanduateí.
A pesquisa abrangeu os Municípios de Mauá, Santo André, São Caetano e São Paulo e os participantes percorreram 36km ao longo do Rio. Os projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade corresponderam a aproximadamente 10.000m².
Orientadora: Profa. Dra. Catharina Lima Cordeiro
Comunicação Visual: Rodrigo Ramalho
Cinegrafista e Edição: Eduardo Piagentini
Reportagem: Renata Fornasier
Assessoria Geral: Neusa Fornasier
Fotos Aéreas: Prof. Irineu Idoeta (BASE Aerofotogrametria e Projetos S.A.)
Coleta e Análise de água: Márcio Cardoso (Policontrol) e Romualdo Juliatto
Colaboradores: Magda Santos, SEMASA, DPAV (Pref. Santo André), COHAB (Pref. São Paulo), participantes das comunidades da Pça. Maria Quitéria, Pesqueiro Girassol, EMEIEF Camilópolis, ONG SAJAPE, Pq. Pinheirinho, Pq. Escola, Pq. Gato/Brasil Japão, Renata Ferreira, André Benedito, Sirlei Batida, ESALQ e FAU /USP (Prof. Dr. Jorge Oseki, Prof. Dr. Aldo Rebouças e Prof. Dr. Paulo Pellegrino)
...................................................................................................................................................................................
Participações e Trabalhos selecionados em Congressos:
· 9ª. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo/ Workshop com Instituto Francês – Exposição Metrópolis? Dominique Perrault SP, 2011
· Exposição enfrentando os desafios do 3º Milênio com infra-estruturas verdes, Museu da Casa Brasileira - SP, 2011
· 46th IFLA World Congress, ABAP - RJ, 2009
· Prêmio IAB 2008, MASP - SP, 2008
· Seminário Paisagem e Participação, FAU USP - SP, 2007
· Premio IAB 2006, MASP - SP, 2006
· 8º ENEPEA, FAU USP - SP, 2006
· 1º Congresso Internacional da ABAP, Museu de Arte Contemporânea - RJ, 2006